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June 25, 2021
O TGB acredita no potencial das pessoas e está trabalhando para criar oportunidades para a população da região. Mais do que gerar empregos (e serão muitos), o TGB privilegia a contratação de profissionais e de fornecedores locais. Também investe na educação de crianças e jovens, assim como na capacitação de profissionais para que possam ter oportunidades no mercado de trabalho. São exemplos disso: Educação Profissionalizante. Em parceria com SENAI, foram capacitadas 80 profissionais em cursos de técnico em eletrificação e ajudante de pedreiro. Revitalização de Escola Municipal. Em parceria com a Associação de Moradores, a ação beneficiou 100 alunos da rede básica de ensino. Mais do gerar empregos, o TGB acredita que pode contribuir para que as pessoas tirem sonhos das ideias e construam seus próprios negócios, movimentando a economia, gerando mais renda e aumentando a qualidade de vida da comunidade. Por isso, desenvolveu o Projeto de Promoção à Economia Criativa e Empreendedorismo Social, que se pauta nos quatro princípios norteadores da economia criativa, que são: i. A importância da diversidade cultural; ii. A percepção da sustentabilidade como fator de desenvolvimento local e regional; iii. A inovação como vetor de desenvolvimento da cultura e das expressões de vanguarda; e, iv. A inclusão produtiva com base em uma economia cooperativa e solidária. A promoção da economia solidária e criativa nas comunidades tem o objetivo de transformar a instalação do empreendimento em uma oportunidade de reforçar a cultura e a identidade local. Esse programa também objetiva promover o empreendedorismo social, por meio de ações coordenadas e compartilhadas na comunidade, visando a criação de novas alternativas de fontes de renda.
June 25, 2021
A baía da Babitonga é um estuário riquíssimo em vida marinha. A atuação do TGB na conservação dessa biodiversidade inicia com a preservação e conservação dos manguezais da baía, que são grandes berçários naturais, inclusive de múltiplas espécies da fauna marinha. A concepção do projeto de engenharia do TGB levou em consideração esse ecossistema, garantindo a preservação de uma área de manguezal de 107.000 m2, que corresponde a quase 20% da área do empreendimento. Também será executado um programa de recuperação de manguezais na área de influência do empreendimento e um amplo monitoramento do manguezal da baía da Babitonga. Além disso, a baía da Babitonga abriga importantes espécies da fauna marinha, como os botos-cinza, as toninhas, tartarugas, meros, entre tantas outras espécies que compõe esse ecossistema que é tão complexo. Para assegurar que essas espécies e toda a biodiversidade marinha seja preservada, ao longo da implantação e operação do TGB, estão sendo implementados diversos programas ambientais, merecendo destaque os seguintes: Programa de monitoramento da qualidade das águas da baía da babitonga Programa de monitoramento da biota aquática Programa de monitoramento de mamíferos marinhos Programa de monitoramento de quelônios Programa de monitoramento dos níveis de ruído subaquático Programa de monitoramento da pesca artesanal na baía da babitonga Programa de monitoramento das aves aquáticas Programa de monitoramento dos meros Programa de monitoramento de blooms fitoplanctônicos Programa de controle ambiental da dragagem e derrocagem Programa de monitoramento topobatimétrico e dos parâmetros oceanográficos Programa de monitoramento da evolução da linha de costa e da morfologia praial Programa de monitoramento da qualidade dos sedimentos da baía da Babitonga Plano de Emergência Individual – PEI Esses programas (e outros que serão executados pelo TGB) não só serão responsáveis por acompanhar os impactos do TGB sobre o ambiente marinho e sua biodiversidade, mas também contribuirão para ampliar o conhecimento científico existente e, assim, permitir a adoção das medidas de gestão necessárias à conservação do ecossistema.
June 25, 2021
Por ser um importante elo da cadeia do agronegócio, o TGB tem uma atenção especial ao uso da terra. Isso começou já com a escolha do terreno. O terminal será implantado em uma área já alterada há décadas por atividades rurais, com menos de 20% de vegetação nativa. A localização do TGB no Corredor Logístico Sul também tem um importante diferencial. As regiões de originação da área de influência já foram convertidas ao agronegócio há dezenas de anos. Desse modo, uma nova infraestrutura eficiente é um reforço para consolidação de uma região com vocação para a produção de grãos, diminuindo a necessidade de abertura de novas fronteiras agrícolas em regiões ainda preservadas e em risco, como a Amazônia. Além disso, o TGB tem compromisso com a Mata Atlântica, adotando ações importantes para preservação desse bioma, como: Preservação da faixa de manguezal de 107.000 m2 em frente ao empreendimento Preservação de uma área de 290.000 m2 com vegetação nativa Plantio de mais de 50.000 mudas de espécies da flora ameaçadas de extinção Enriquecimento ecológico de uma área de 732 hectares no interior do Parque Estadual do Acaraí Programa de recuperação das faixas marginais dos cursos d'água e nascentes e dos manguezais da área de influência do empreendimento Amplo monitoramento do manguezal da baía da Babitonga
By Eduardo Pereira June 25, 2021
Estima-se que a indústria internacional de navegação seja responsável por 2% a 3% das emissões de gases do efeito estufa no mundo. O TGB prevê a concessão de tarifas portuárias diferenciadas para navios que performam acima dos padrões ambientais, incluindo os níveis de emissões de gases do efeito estufa. O objetivo dessa política é, através de incentivos, promover mudanças de comportamento, no sentido da adoção de práticas mais sustentáveis. Dessa forma, o TGB reforça seu compromisso de participar com o esforço global de redução de emissões, juntamente com suas demais iniciativas relacionadas ao incentivo do modal ferroviário e ao aproveitamento da energia solar.
June 25, 2021
A infraestrutura direciona o comportamento e a escolha do transporte. As escolhas feitas hoje determinarão um futuro de transporte de alto ou baixo carbono. Por isso, o Terminal Graneleiro da Babitonga trouxe um novo conceito de infraestrutura portuária, alinhado com uma visão estratégica de longo prazo do agronegócio, que permitirá a redução da pegada de carbono da cadeia de transporte.
June 25, 2021
Apenas atender os requisitos legais nunca foi o suficiente. Está no DNA do TGB o relacionamento próximo, estar junto à comunidade local e apoiar seu desenvolvimento. A dimensão socioambiental foi considerada em todos os âmbitos do projeto, desde sua concepção. Os exemplos abaixo ilustram ações executadas pelo TGB em linha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde Bucal . Desenvolvido junto à Colônia de Pesca, beneficiou 884 pessoas por meio do fornecimento de serviço odontológico. Prevenção ao Câncer de Mama . Em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, permitiu a realização de 500 exames preventivos. Educação Profissionalizante . Em parceria com SENAI, foram capacitadas 80 profissionais em cursos de técnico em eletrificação e ajudante de pedreiro. Revitalização de Escola Municipal . Em parceria com a Associação de Moradores, a ação beneficiou 100 alunos da rede básica de ensino. Programa de Fortalecimento das Instituições de Segurança de São Francisco do Sul . Apoio ao Corpo de Bombeiros Voluntários, à Polícia Militar e à Capitania dos Portos, para que essas instituições possam melhor a atender às necessidades da comunidade. Programa de Comunicação Social Indígena . Ações antecipatórias com as comunidades indígenas guarani, como a realização de uma oficina audiovisual, para orientar os indígenas a captarem imagens e editarem seus vídeos, de modo que criem autonomia para registrar e divulgar a cultura indígena guarani em São Francisco do Sul e região. O início das obras do TGB permite que o projeto contribua ainda mais com o desenvolvimento sustentável. São múltiplas oportunidades de causar impacto positivo e melhorar a qualidade da vida das pessoas.
June 25, 2021
O TGB vem gerenciando de maneira clara e transparente todos os riscos e impactos socioambientais do projeto ao longo dos últimos 7 (sete) anos. Em razão disso, obteve mais de 70 documentos, entre licenças, autorizações, anuências, alvarás, expedidos por múltiplos órgãos federais, estaduais e municipais, que lhe garantem dizer com conforto que o projeto tem todas as autorizações regulatórias necessárias ao início das obras. O TGB envolveu uma equipe técnica multidisciplinar para elaboração do Estudo Prévio de Impacto Ambiental e seu Relatório (EIA/Rima), que tem o objetivo de apresentar os principais elementos do meio físico, biótico e socieconômico passíveis de modificações com a instalação e operação do empreendimento. Para o desenvolvimento do estudo foram envolvidos diretamente diversos técnicos qualificados, como engenheiro ambiental, engenheiro civil, engenheiro agrônomo, oceanógrafo, geógrafo, engenheiro florestal, biólogo, economista, advogado, químico, geólogo, entre outros profissionais. Esta equipe atuou no levantamento e processamento de dados, oferecendo informações e subsídios técnicos para o órgão ambiental. Após a realização de audiência e outras consultas públicas à comunidade, o órgão ambiental concluiu a análise do EIA/Rima, emitindo a licença ambiental prévia, que reconhece a viabilidade ambiental do TGB. Posteriormente, o órgão ambiental avaliou o detalhamento das medidas de controle, mitigação e compensação dos impactos ambientais a serem causados pelo TGB, assim como o detalhamento do projeto de engenharia. A partir dessa análise, foi expedida a licença ambiental de instalação, que autoriza o início das obras do terminal portuário. O TGB foi autorizado pelo Ministério da Infraestrutura, com anuência da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Seu processo de licenciamento também contou com a aprovação de uma série de outros órgãos, como Iphan, Funai, SPU, Capitania dos Portos, IMA, Ibama e Prefeitura Municipal. Atualmente, o projeto conta com um Programa de Gestão Socioambiental, que é responsável por monitorar permanentemente os efeitos da inserção socioambiental do empreendimento em sua área de influência.
June 25, 2021
O TGB nasce para oferecer um serviço portuário de excelência, para contribuir com a competitividade do agronegócio brasileiro. O terminal foi projetado e está licenciado junto às autoridades competentes com as seguintes características: Área operacional de 416.800,00 m² Capacidade de elevação de 14 milhões de toneladas/ano Profundidade do canal de navegação de 14m 2 berços para atracação de navios Acesso rodoferroviário 2 linhas ferroviárias internas com 2 Km de extensão 6 tombadores de caminhão 463 mil toneladas de capacidade de armazenamento estático Sistemas de esteiras com capacidade de expedição/transporte de 4 mil toneladas/hora 6 shiploaders (torres pescantes), com capacidade de 4mil toneladas/hora, com sistema de despoeiramento Pátio com estacionamento para 90 carretas
June 25, 2021
O TGB está localizado a 4 Km da linha ferroviária atualmente existente, que conecta São Francisco do Sul à malha nacional. Também está situado a 3 Km de distância da BR-280, que conecta São Francisco do Sul a BR-101. Além do acesso atualmente existente, o TGB contará com um novo acesso rodoferroviário, que atenderá toda a região onde se localiza o empreendimento. Conforme Protocolo de Intenções firmado com o Estado de Santa Catarina, esta obra será executada pelo poder público catarinense em contrapartida aos mais de R$ 1 bilhão em investimentos que serão feitos pelo TGB. O licenciamento ambiental para as obras do acesso rodoferroviário já foi concedido pelo órgão competente, que emitiu a licença de instalação. O Estado de Santa Catarina também já aprovou decreto, declarando as áreas onde será implantado o acesso como de utilidade pública, para fins de aquisição, por doação ou desapropriação. O novo acesso rodoferroviário é uma obra estruturante, indutora do desenvolvimento socioeconômico de Santa Catarina, que viabilizará importantes investimentos e, assim, trará uma série de benefícios a serem usufruídos direta e indiretamente por toda a população catarinense.
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